Menu
Caixa Primeiros Socorros

Caixa de Primeiros Socorros

A saúde anda bem, mas não podemos deixar de nos preparar para uma eventual dor nas costas, uma infecção, um mal estar qualquer que possa tornar nossa travessia um pesadelo.

Preocupados com isso, usamos e abusamos de nossos amigos da área médica para montar um kit que satisfaça as enfermidades mais comuns e nos ajude com um eventual acidente “doméstico”.

Não fique com a idéia de que com isso nos autorizamos a auto-medicação. Nananinanão! A proposta é ter medicação a mão quando estivermos em ilhas e cidades sem recurso, e também em outro país, em que adquirir remédio sem receita é um complicador. Além disso, se tivermos uma emergência durante a travessia podemos fazer contato com um médico em terra pelo rádio ou pelo telefone satelital e ele nos orientará. Bem, esse é o plano! Esperamos que funcione. 😉

Na nossa Bolsa (um saco estanque) tem alguns medicamentos para o problemas mais comuns e de fácil diagnóstico:
Antipirético/Analgésico
Analgésico para a Coluna
Analgésico Local (uso externo)
Analgésico (grupo opinóis)
Pomada para Queimadura
Anti-inflamatórios
Antibióticos
Antiespasmódico
Oftalmológicos
Antialérgico
Antiácido
Risco Cardíaco

Para Traumas:
Esparadrapo cirúrgico
Tesoura ponta fina
Tala gessada
Kit de Sutura
Pinça
Água Oxigenada
Antisséptico spray
Gase e Atadura
BandAid

 

Outros para problemas mais comuns:
Ciflogex spray (inflamação na gargante)
Meclin comprimidos (náusea e vômito associado ao movimento)
Andantol gel (picada de inseto)
Glicerina supositório (prisão de ventre)
Caladril loção (queimadura de sol)

 

This Post Has 7 Comments

  1. Embora me considere um velejador razoável estou aprendendo muito com os comentários,ensinamentos e macetes apresentados por este casal de marinheiros. Parabéns.Continuo na escuta……

    1. Olá, Luiz.
      É muito bom saber que estamos sendo úteis ao contar nossas experiências. Bons ventos pra você!
      Abraços,
      2e1Veleiro, Tripulação do Veleiro Zíngaro

  2. Boa noite Sr. Guilherme e Sra. Valéria,

    Estou acompanhado o canal de vocês no youtube e estou aprendendo muito, todas as dicas são ótimas, não demorem de fazer postagens não, estou acompanhando.
    Estou trilhando o mesmo caminho de vocês, estudando e me aperfeiçoando nas áreas necessárias a manutenção de um veleiro, pois é um assunto pouco explorado pelos velejadores, suas dicas sobre óleo diesel foi muito interessante. Tenho cursos de elétrica e comandos elétricos, eletrônica, manutenção de micro, Arduíno e mecânica de refrigeração e estou em busca de mecânica de motores a diesel ou de barcos e claro quando tiver tempo começar os cursos de vela e retomar meu inglês. Estou estudando também para a carteira de Mestre Amador e futuramente a de Capitão Amador.
    Enfim obrigado pelas dicas e sonho juntamente como vcs, bons ventos!

    Uillame M. Costa
    Salvador/Bahia

  3. Olá me chamo Bartolomeu, sou de Salvador, iniciante na área náutica (ainda não tenho barco), me habilitei em arrais amador há pouco tempo, e continuo estudando para mestre, gosto muito do mar, de navegar e procuro ler sempre sobre os temas relacionados.
    Parabenizo a vocês pela opção de vida, pelo sucesso, pela perseverança, tranquilidade e harmonização, e agradeço por compartilhar suas experiências conosco e nos ensinar como é viver embarcado. Aprendi muito com essa leitura e observação das imagens.
    Achei maravilhoso tudo que vi e li, e isso me incentiva ainda mais a querer embarcar nessa “vida mareável”!
    Sucesso e que Deus os proteja sempre e dê saúde! Cordiais saudações náuticas! Forte abraço.
    Obs.: vcs pescam durante os deslocamentos?

    1. Olá, Bartolomeu!
      Obrigada pelas palavras de carinho. Que bom que também estamos sendo úteis. É com prazer que colaboramos com aqueles que buscam outros ventos, outros mares e mais qualidade de vida.
      Nós fazemos pesca de corrico quando estamos velejando. É um prazer a mais desfrutar de um peixe fresquinho, recém saído do mar. Além disso, é uma boa atividade, uma brincadeira para passar o tempo. Faz a gente se movimentar um pouco, também. Espero poder postar um belo dourado em breve! rsrs
      Boa sorte em seu projeto! Damos a maior força!
      Forte abraço,
      Valéria

    2. Bartolomeu Machado,
      Boa noite a todos, sou de Salvador e estou estudando para a prova de Mestre Amador, gostaria de saber se poderíamos trocar informações, um abraço!

O que você está pensando? ;-) Deixe um comentário com sugestões, colaborações, críticas. Ou, simplesmente, faça contato para falar de você. Seja bem-vindo(a)!