Menu

Fundeio Seguro

Toda segurança é pouca na hora do fundeio.

Até mesmo quando o mar e o vento estão tranquilos, fica a pergunta martelando: “Será que o ferro vai garrar?”. Traduzindo: “Será que a âncora vai nos deixar na mão?”.

A bordo dispomos de 3 modelos de ferro (Fortrex, Bruce e Arado) com 2 amarras de 60m, 30m de corrente e 30m de cabo, cada uma.

No Zíngaro o Comandante usa um sistema denominado de Cabresto para evitar esforços indesejáveis no guincho, na ferragem de pro e nos cunhos, quando o vento está mais forte.

Apesar de dezenas de fundeios bem sucedidos, houve um em particular que nos deu grande susto e nos trouxe muita experiência. Vamos falar sobre como quase perdemos o Zíngaro contra um molhe de pedras em Camamu-BA, não fosse a intervenção e o carinho dos amigos que estavam fundeados próximos (Marcelo Balbo do Thalassa, à época); Fernando Maciel do Planeta Água e um dos tripulantes (já falecido) do Rebojo, gaúchos da Lagoa Mirim).

Assista ao vídeo e guarde mais essas sugestões!

 

O que você está pensando? ;-) Deixe um comentário com sugestões, colaborações, críticas. Ou, simplesmente, faça contato para falar de você. Seja bem-vindo(a)!